Pacientes
O Hospital Bom Clima busca sempre priorizar o bem-estar de todos e garantir um atendimento de excelência e qualidade. Seu objetivo é ser o mais transparente possível em todos os quesitos que envolvem essa relação. Assim, é de suma importância que o paciente tenha conhecimento de todos os seus direitos e deveres.
Abaixo, você pode consultar o Manual de Direitos do Paciente Relacionados à Área da Saúde.
(Baixar PDF).
Direitos do Paciente e Familiares, Ética da Organização e Educação.
A síntese foi elaborada pela equipe interdisciplinar do Hospital Bom Clima, visando esclarecer as principais dúvidas que podem surgir durante a estadia das pessoas internadas no hospital e seus respectivos acompanhantes.
Direitos do paciente
- Saber o nome, a categoria profissional, a especialidade, a função e o cargo de quem lhe está prestando assistência;
- Ter informações claras, objetivas e compreensíveis sobre as ações diagnósticas, terapêuticas, tratamentos propostos, riscos, alternativas de tratamento e prognósticos;
- Autorizar um representante legal ou familiar, mediante termo de decisão por antecipação, para ter acesso às suas informações durante o período de internação;
- Recusar procedimentos e/ou terapêuticas e revogar consentimentos anteriores;
- O paciente tem direito de receber toda informação sobre os medicamentos que lhe serão administrados;
- Solicitar uma segunda opinião médica;
- Confidencialidade e sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à Saúde Pública;
- O paciente acima de 60 anos e/ou com dependência física e/ou psíquica tem o direito à permanência, em tempo integral, de um acompanhante durante o tratamento em regime de internação;
- Privacidade;
- Não sofrer qualquer espécie de discriminação;
- Avaliação, orientação e manejo da dor;
- Ter acesso às contas referentes às suas despesas particulares;
- Receber resultados dos exames que desejar;
- Receber proteção e segurança, à medida em que os procedimentos e as instalações possibilitem;
- Ter um ambiente de cuidado que favoreça a recuperação, sendo o silêncio respeitado em todos os momentos;
- O paciente tem direito a ser ouvido, por meio de um canal direto de comunicação o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), sendo suas queixas, críticas e/ou elogios encaminhados aos setores responsáveis. Quando apresentar alguma reclamação, esta deverá ser averiguada, com retorno ao paciente / acompanhante.
Deveres do paciente
- Fornecer informações precisas e completas sobre assuntos relacionados à sua saúde;
- Seguir as instruções fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu tratamento;
- O paciente tem o dever de informar as mudanças inesperadas do seu estado de saúde atual aos profissionais responsáveis pelo seu tratamento;
- Responsabilizar-se quando da recusa em receber tratamento ou seguir orientações da equipe assistencial;
- O paciente deve confirmar o entendimento das ações que estão sendo efetuadas ou propostas visando a cura dos agravos à sua saúde, à prevenção das complicações ou sequelas, à sua reabilitação e à promoção da sua saúde, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas;
- Cumprir os regulamentos da Instituição, respeitar as orientações de silêncio e preservar os recursos da Instituição;
- O paciente e/ou acompanhante não devem manusear qualquer equipamento utilizado no auxílio à assistência;
- Respeitar os direitos, a saúde física e mental dos demais pacientes e dos profissionais da Instituição;
- Não fumar em nenhum local dentro da Instituição;
- O paciente tem o dever de indicar o responsável financeiro pelo seu tratamento hospitalar, informando ao hospital quaisquer mudanças nessa indicação;
- No ato de sua alta, o paciente deve desocupar o leito em até 1 hora.
– Informações Úteis
Esta seção traz respostas para as perguntas mais comuns dos clientes. Se as dúvidas persistirem, faça também a sua pergunta e aguarde o contato do Hospital. Teremos o maior prazer em atendê-lo(a).
1. Como solicitar cópia de prontuário?
Se necessitar de cópia do prontuário médico, essa deverá ser solicitada no SAC das 08:00 às 16:00 horas, de segunda a sexta, mediante pagamento antecipado das cópias.
Informações: 11 2472-4200 ramal 207 / 295
2. O que é urgência e emergência?
Urgência
São casos em que há risco de perda de vida ou função dentro de um curto espaço de horas ou dias. Exemplos: cólica renal, desidratação, febre acima de 38,3ºC, fraturas isoladas, dor abdominal, dores de cabeça com sinais de alerta como pressão alta, crise hipertensiva (pressão arterial acima de 180×110), pós-crise convulsiva, tentativa planejada de suicídio, diabetes descompensados, queimadura ocular, trombose venosa profunda, acidentes com serpentes e queimaduras de segundo grau (partes isoladas do corpo).
Emergência
São os casos em que há necessidade de atendimento imediato, pois pode haver risco de morte. Exemplos: pacientes inconscientes sem respostas, politraumatismos, hemorragia franca em atividade, ferimentos por arma de fogo, afogamento, edema agudo de pulmão, estado de mal asmático e epilético, dor torácica súbita e de forte intensidade, eletrocussão associada a desmaio, queimaduras de segundo e terceiro graus.
3. O que o(a) acompanhante pode fazer?
O (a) acompanhante pode auxiliar na alimentação do paciente, no banho, na troca de fraldas e na mudança de posição na cama.
4. Por que é proibido trazer qualquer tipo de alimento para o hospital?
É proibida a entrada de alimentos que podem prejudicar a dieta do paciente. Não é permitido trazer alimentos de casa porque sua manipulação, não obedece aos critérios de higienização, temperatura, embalagem e transporte.
É importante o cumprimento dessa regra para garantir ao paciente uma alimentação conforme a prescrição do médico ou do nutricionista, que visa mais breve recuperação do mesmo.
Vale lembrar também que é proibida a entrada de alimentos para acompanhantes.
5. O paciente pode ficar com celular?
Orientamos que o paciente não fique com objetos de valor, apenas os óculos de grau. Isso é importante quando o paciente é levado do quarto para algum exame e retorne ao quarto, não perca seus pertences.
No momento da internação, já indicamos a necessidade de não ter esses objetos. O hospital não se responsabiliza por perda de itens de valor, principalmente celulares.
6. Quais são os itens necessários na mala do bebê e da gestante?
7. Como posso obter informações sobre o estado de saúde de um paciente?
Não passamos informações sobre o estado de saúde de pacientes através de redes sociais ou por telefone. Essas informações são repassadas pessoalmente pelo médico para o paciente e/ ou acompanhante e familiares, em caso de dúvidas procurar o SAC para auxílio e obtenção de informações complementares.
8. Como conseguir um leito para um paciente?
Se o paciente precisa de transferência de um hospital para o outro, os próprios hospitais se encarregam de realizar a transferência e encontrar o leito. Se o paciente não está em atendimento médico e procura um leito pois está passando mal, então deve ser trazido ao Serviço de Emergência para avaliação e atendimento médico.
– Horários de Visita e recomendações:
Devido aos baixos números de internações Covid e de novos registros na cidade, o Hospital Bom Clima liberou a visita aos pacientes internados na instituição.
Para o visitante é obrigatório: O uso de máscara durante a permanência no ambiente hospitalar.
Para segurança do visitante e paciente é recomendado o esquema vacinal completo.
- O (a) acompanhante deve ser maior de 18 anos;
- A troca de acompanhante deve ser feita pela porta principal, nunca pelo Pronto Socorro;
- O (a) acompanhante deverá fazer companhia e auxiliar o paciente em suas necessidades;
- Pessoas com infecção, gripe ou fumantes não devem ser acompanhantes;
- Não é permitido o acesso de crianças;
- Visite somente seu paciente. Evite circular nos corredores;
- Para evitar infecção não é permitido visitas entre pacientes internados. Sentar na cama do paciente, comer a dieta do paciente, trazer cobertor, travesseiro e roupa de cama de casa.
Horários de visita:
– Qualidade (Gestão de Qualidade e a Segurança do Paciente)
Visando a Segurança do Paciente são desenvolvidos treinamentos para pessoal de enfermagem e para área de atendimento.
A Educação Continuada é o setor responsável pela atualização de conhecimentos dos funcionários de enfermagem.
A CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar se encarrega de ministrar treinamento a todos os funcionários de atendimento sobre o tema.