Porque cuidar da saúde ao longo da vida

Ter uma boa saúde não é apenas manter um corpo são e livre de doenças. Este conceito vai muito além. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde não significa ausência de doenças. Na verdade, esse estado saudável abrange todo o completo bem-estar físico, mental, psicológico e social de uma pessoa ao longo da vida.

Cuidar da saúde faz com que o indivíduo tenha uma vida mais feliz e duradoura. Além disso, com simples cuidados, é possível evitar a necessidade de desembolsar grandes valores com medicamentos, ter alta produtividade e viver por mais tempo.

Ter uma vida saudável e cuidar do corpo e da mente não se baseia em apenas uma característica ou na perfeição, mas em adotar um conjunto de atitudes positivas e benéficas, que fazem a diferença na saúde, e retirar hábitos considerados negativos. Esses cuidados devem ser sempre uma prioridade, em qualquer fase da vida, para garantir o pleno bem-estar.

Por que é preciso se cuidar em cada fase da vida?

Os cuidados devem ser mantidos em todas as fases da vida, desde a infância até a terceira idade.

O bebê chega ao mundo completamente desprotegido e precisa de toda atenção e ajuda para satisfazer suas necessidades. É o carinho e a dedicação das pessoas que estão ao redor desse novo ser que o farão se desenvolver.

Já as crianças exigem menos atenção, mas, nessa fase, o zelo com a alimentação e a limpeza é muito importante para evitar o aparecimento de doenças transmitidas por contato.

Na adolescência, é comum a preocupação com a aparência. Cuidados com a pele, o corpo e os cabelos se intensificam. É nessa fase, também, que se iniciam as responsabilidades para evitar doenças sexualmente transmissíveis.

A fase adulta é marcada pelo trabalho intenso e pela falta de tempo para se dedicar ao lazer e a atividades prazerosas. A saúde, muitas vezes, é deixada de lado. Esse estilo de vida pode prejudicar o indivíduo, tanto do ponto de vista físico quanto emocional.

A velhice é uma fase que requer cuidados redobrados, uma vez que a saúde costuma se encontrar debilitada e o corpo mais frágil — os ossos podem estar fracos, o que favorece quedas. Os exercícios físicos são muito recomendados, mas devem ser praticados com moderação, sempre respeitando os limites do idoso.

Quais cuidados são essenciais ao longo da vida?

A dedicação deve acontecer em todas as fases da vida. No entanto, muitas vezes, devido à rotina cada vez mais agitada, as pessoas acabam se esquecendo dos cuidados que deveriam ter com a saúde. Por isso, é preciso mudar certas atitudes e aplicar algumas dicas para ter uma vida mais saudável.

Abaixo estão algumas práticas que podem e devem ser adotadas no dia a dia:

1. Ter uma alimentação saudável

A alimentação deve receber atenção especial desde o nascimento, porque é a partir das substâncias ingeridas que o corpo se desenvolve e não fica suscetível às doenças. O recomendado é consumir muitas frutas e verduras, evitando produtos industrializados.

Cada alimento tem certo valor nutricional e o organismo tem a necessidade de cada nutriente. Assim, é preciso consumir a quantidade indicada de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais para atender as necessidades do corpo.

O hábito de realizar refeições balanceadas contribui diretamente com a melhoria da qualidade de vida. O ditado “você é o que você consome” é uma grande verdade. Afinal, tudo o que é ingerido será processado pelo corpo e pode contribuir ou não para melhorar a saúde.

Por fim, é importante lembrar de que cuidar da alimentação também significa não pular nenhuma refeição e comer sempre em quantidades corretas. O ideal é tomar o café da manhã, almoçar, jantar e, se possível, procurar fazer dois lanches saudáveis durante o dia.

2. Beber bastante água

A água é o elemento que impulsiona as funções do corpo humano. Além disso, cerca de 70% do organismo é composto por esse líquido. Portanto, é importante ter o costume de se manter sempre hidratado, para que os órgãos possam exercer suas funções corretamente.

A água é responsável por expulsar as toxinas do corpo por meio do suor e da urina, regular a temperatura corporal e manter o funcionamento adequado do cérebro. Consumir diariamente, no mínimo, 2 litros é o suficiente para atingir esses objetivos.

Alguns benefícios que a água proporciona para a saúde:

· Facilita o processo de digestão;
· Reduz o inchaço;
· Ativa a circulação sanguínea;
· Garante o funcionamento dos rins;
· Previne a prisão de ventre;
· Reduz casos de cãibras;
· Regula a temperatura do corpo.

3. Praticar atividades físicas

O corpo precisa estar em movimento para que consiga se manter saudável e os exercícios físicos são excelentes para melhorar a disposição. A movimentação libera endorfina e dopamina, que são hormônios que se ligam às sinapses nervosas e estão relacionados aos sentimentos de satisfação, felicidade, prazer e bem-estar.

Além disso, a prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e a mente:

· Fortalece os músculos, ossos e tendões;
· Fortifica o sistema imunológico;
· Proporciona mais resistência;
· Melhora a circulação sanguínea;
· Reduz os riscos de ocorrência de doenças cardiovasculares;
· Previne o infarto;
· Controla o diabetes;
· Diminui a hipertensão;
· Melhora o humor;
· Reduz os sintomas de depressão, estresse e ansiedade;
· Melhora a qualidade do sono;
· Eleva a autoestima.

Vale destacar que o aconselhável é procurar profissionais que indicarão as melhores atividades e acompanharão a execução dos movimentos. Porém, o ideal é fazer exercícios diariamente por, no mínimo, 30 minutos, cinco vezes por semana.

4. Fazer alongamentos ao longo do dia

Os alongamentos são exercícios cujo foco é o aumento da flexibilidade muscular, uma vez que provocam o estiramento das fibras musculares, em um processo que promove o seu comprimento ao longo do tempo. Além disso, essa prática traz uma maior amplitude aos movimentos das articulações.

Afinal, quanto mais alongado e estimulado o músculo, maior será a qualidade de movimentação da articulação. Neste sentido, os alongamentos são importantes não somente antes e depois das atividades físicas, mas também como uma forma de aquecer, trazer mais flexibilidade e preparar os músculos, os tendões e demais estruturas do corpo.

Desse modo, os alongamentos também são recomendados ao longo do dia, especialmente para quem trabalha no computador ou quem realiza movimentos repetitivos por muitas horas seguidas. O ideal é fazer pequenas pausas de cerca de 10 a 15 minutos durante o expediente de trabalho para alongar as articulações.

5. Evitar hábitos prejudiciais

Alguns hábitos prejudiciais devem ser evitados, como fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso, pois podem trazer malefícios para o organismo, tanto em curto quanto em longo prazo.

O cigarro, por exemplo, tem várias substâncias cancerígenas em sua composição. Além disso, é um produto que gera fumaça prejudicial para o sistema respiratório, causando inflamação, além de poder levar a várias enfermidades, como asma, bronquite, doença pulmonar obstrutivo-crônica, doenças cardiovasculares e, até mesmo, o câncer de pulmão.

O consumo de bebidas alcoólicas é prejudicial para a saúde, pois o álcool também traz malefícios tanto ao corpo quanto à mente. Afinal, essas bebidas são causas de vários acidentes, além de poder trazer doenças crônicas, como câncer de fígado e cirrose.

6. Dar prioridade pra a saúde mental

A saúde mental é tão importante quanto à física, já que ela é responsável por regular a forma como cada pessoa pensa, sente e age. Assim, o estado psicológico causa impactos diretos na qualidade de vida de uma pessoa, desde a infância até a terceira idade.

Para encontrar o equilíbrio da saúde mental, o recomendado é ter uma mentalidade positiva, cuidar dos pensamentos, evitar dar muita importância a sentimentos negativos, desenvolver o autoconhecimento, praticar o bem ao próximo, buscar auxílio de um psicólogo e viver um dia de cada vez.

7. Cultivar laços sociais

Cultivar relacionamentos saudáveis é necessário para ter uma vida satisfatória. Afinal, o ser humano foi feito para viver em sociedade e estabelecer vínculos afetivos entre si.

Portanto, é fundamental dar atenção para a vida social e manter uma rede de contatos ativa, composta por amigos, familiares e colegas de trabalho. Eles poderão oferecer suporte quando for preciso e poderão compartilhar ótimos momentos juntos.

Quem socializa consegue afastar os sentimentos da solidão. Além disso, a socialização ajuda a trabalhar a memória e habilidades cognitivas, além de proporcionar alegria e bem-estar.

8. Fazer pausas regulares e programadas

O excesso de trabalho pode surtir efeitos negativos, como a estafa mental e a Síndrome de Burnout. Esta situação é muito comum em funcionários que trabalham em ambientes com pouca qualidade de vida, sob pressão e com muitas atividades para entregar em um curto prazo.

Sendo assim, é bom evitar sobrecarregar o corpo e o lado psicológico com muitas tarefas. O recomendado é estipular alguns intervalos durante a jornada para espairecer a mente e relaxar.

9. Priorizar um boa noite de sono

Ter uma noite de sono tranquila e dormir a quantidade de horas suficiente (entre 6 e 8 horas) contribui para uma vida mais saudável. Isso porque, durante o sono, o organismo trabalha para apoiar as funções cerebrais, o que ajuda a preparar o corpo para o dia seguinte.

Além disso, dormir bem ajuda a manter os hormônios que causam a fome em equilíbrio, contribuindo diretamente para diminuir o risco de obesidade. O sono também repara os vasos sanguíneos, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardíacas e renais, hipertensão e derrame.

Por outro lado, uma noite mal dormida traz consequências negativas, como cansaço, fadiga, sonolência, ansiedade, depressão, enfraquece o sistema imunológico, causa problemas de memória, além de aumentar os riscos de surgimento de diabetes e doenças cardíacas.

10. Visitar um médico regularmente

O recomendado é marcar uma consulta médica pelo menos uma vez por ano, para fazer um check-up completo, com todos os exames necessários para garantir que a saúde esteja em dia.

A partir desse acompanhamento médico regular, é possível fazer o diagnóstico de eventuais problemas, além de recomendar o tratamento mais adequado o quanto antes. Logo, as chances de cura são muito mais altas. Portanto, é essencial não negligenciar a importância de comparecer ao especialista com frequência.

Hospital Bom Clima

O Hospital da Família Guarulhense.
Av. Mariana Ubaldina do Espírito Santo, 654 – Guarulhos -SP
11 2472-4200